Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Secretário admite que escolas receberam tempo integral antes da estrutura

Washington Bandeira diz que questão da infraestrutura é mais complexa e vai sendo feita gradativamente. Para ele, só em transformar a escola em tempo integral já é importante.

Recentemente, em uma manifestação na cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, uma professora denunciou que escolas estaduais da região passaram a ser de tempo integral sem que tenham estrutura adequada para essa modalidade. “De tempo integral só tem o tempo, porque as condições das escolas não contemplam o ensino integral. As escolas não têm refeitório, não têm espaço de descanso para os alunos e não têm banheiros suficientes”, relatou.

Secretário de Educação Washington Bandeira (Foto: Andressa Martins/DitoIsto)

Nesta quinta-feira (27), a reportagem do DitoIsto questionou o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, sobre essa situação. Bandeira admitiu que a transformação das escolas em tempo integral acontece sob vários aspectos e que nem sempre o Governo melhora as condições estruturais das unidades antes de implantar o tempo integral. Segundo ele, em muitos casos as mudanças só começam a ser feitas após a implantação.

“Nós estamos transformando as escolas em tempo integral desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles sob vários aspectos. A gente contrata mais professores, a gente aumenta a carga horária, a gente muda o currículo, a gente aumenta a alimentação e eles agora têm mais uma merenda escolar dentro da escola de tempo integral. E a questão da infraestrutura sem dúvida é a mais complexa. Ela leva mais tempo, por isso estamos fazendo essas obras de forma gradativa, mas muito acelerada”, explicou o secretário.

Segundo Bandeira, só em transformar a escola em tempo integral já é importante e por isso 100% das escolas da rede estadual funcionam hoje nessa modalidade. Apesar de admitir que a questão da infraestrutura das unidades muitas vezes só é feita depois da modalidade já estar implantada, o secretário explica que atualmente existem mais de 300 obras de reformas de escolas em andamento no Piauí. Além disso, informou que desde o início do atual governo foram inauguradas cerca de 100 escolas novas, já com padrão estrutural para o ensino em tempo integral.

“Atualmente são mais de 300 obras em andamento em todo o Piauí, são cerca de 100 inaugurações de escolas novinhas, modelo que contempla o tempo integral, com laboratório de informática, laboratório de ciências, quadras, refeitórios e climatização. Hoje, mais de 50% das escolas estão climatizadas e nós pegamos no início com cerca de 20% das escolas climatizadas. Pegamos a rede com 20% das escolas com laboratórios de informática, hoje estamos com quase 80%. Então esse processo estrutural está acontecendo, mas só em transformar a escola em tempo integral já é muito importante”, falou Washington Bandeira.

Veja vídeo com a fala do secretário: 

Mais de Geral