A solenidade em comemoração aos 191 anos da Polícia Militar do Piauí, realizada nesta quinta-feira (25), foi marcada pela promoção de mais de 1.700 oficiais e praças da corporação. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles (PT) também assinou a convocação de 109 candidatos aprovados para o Curso de Formação de Oficiais e destacou a continuidade da ampliação do efetivo da segurança pública no estado.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, policiais da ativa e da reserva, familiares e convidados. Além das promoções, aconteceu também a entrega da Medalha do Mérito Policial Militar, desfile da tropa e a promoção de subtenentes ao posto de segundo-tenente.
Durante o evento, o governo também apresentou ações voltadas à modernização das forças de segurança. Entre elas a ampliação de investimentos em equipamentos, aquisição de novas viaturas, armamentos, uniformes, helicópteros e reforço nas ações de inteligência. De acordo com o governo estadual, também foram anunciados recursos federais destinados ao fortalecimento das atividades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Outra medida anunciada foi a regulamentação do uso de Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) pelos policiais militares em serviço. Nesta primeira etapa, 600 câmeras serão distribuídas para unidades da capital piauiense. Segundo a portaria assinada durante a solenidade, a implantação vai acontecer de forma gradual, seguindo critérios técnicos, disponibilidade orçamentária e planejamento operacional, com o objetivo de ampliar o registro das ações policiais e contribuir para a transparência das atividades de segurança pública.
O secretário da Segurança Pública, Antonio Luiz, informou ainda que o governo prevê a realização de um novo concurso para a Polícia Militar com 1.000 vagas, com provas previstas para agosto. Segundo ele, a ampliação do efetivo e os investimentos em estrutura fazem parte das medidas adotadas para reforçar as ações de segurança no estado.





