.jpg)
O deputado estadual Marden Menezes (sem partido) é o autor de um projeto de lei que visa criar no Piauí o "Dia Estadual do Terço dos Homens Mãe Rainha". A proposta foi protocolada pelo parlamentar na Assembleia Legislativa no dia 11 de abril e aguarda a emissão de um parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Conforme o projeto, o Dia do Terço dos Homens deve ser celebrado anualmente em 18 de outubro. A intenção é que nesta data sejam promovidas “atividades de incentivo à oração e à realização de encontros que possibilitem a troca de experiências e o compartilhamento do crescimento espiritual por meio da realização dos terços.”
Na justificativa do projeto, Marden explica que o primeiro grupo de Terço dos Homens surgiu na cidade de Itabi, em Sergipe, em 1934, fundado pelo Frei Pelegrino. Esse grupo existe até hoje, mantendo com fidelidade o compromisso assumido há mais de 80 anos. O deputado apresenta, ainda, outros dados históricos sobre o terço.
"Mas, foi durante um momento em que alguns homens aguardavam suas esposas às portas da Casa Santuário Mãe Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió, que o Espírito Santo agiu, suscitando no coração deles o desejo de meditarem o Terço", cita.
No projeto, Marden diz que “em diversos lugares do país também é comemorado o dia do Terço dos Homens, também criados por lei. Ele cita os estados do Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amapá e Paraná.
Confira o projeto na íntegra: