Pouco depois de Carlos Lupi entregar o cargo de ministro da Previdência Social por conta da pressão do escândalo de fraudes no INSS, a direção do PDT no Piauí divulgou mensagem de apoio ao pedetista. Em publicação no Instagram, o partido agradeceu e parabenizou Lupi pelo “excelente trabalho” no ministério.
“Obrigado! Parabenizamos o companheiro Carlos Lupi pelo excelente trabalho à frente do Ministério da Previdência Social. O PDT/PI reforça o apoio e reconhecimento”, diz a mensagem acompanhada de uma foto de Carlos Lupi com o presidente do partido no Piauí, o ex-vereador de Teresina Evandro Hidd.
Queda do ministério
Carlos Lupi tentou resistir, mas entregou o comando do Ministério da Previdência Social ao presidente Lula na sexta-feira (2), pressionado pelo escândalo de descontos indevidos em milhões de pensões e aposentadorias no Brasil.
Numa entrevista no começo da semana, ele disse que sabia das fraudes no INSS, mas alegou que a burocracia governamental fez com demorasse a dar uma resposta ao esquema revelado pela Polícia Federal. A declaração deixou a situação de Lupi ainda mais insustentável e ele deixou o cargo.