
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) criticou nesta terça-feira (22) o gasto exagerado de dinheiro público com festas no Piauí enquanto os municípios, inclusive Teresina, enfrentam sérios problemas na área da saúde.
Apesar de criticar, o parlamentar disse que o povo pede festas e lamentou que ações voltadas para a saúde pública sejam menos festejadas pela população do que o anúncio de um show.
“Tudo na vida é referência, é comparativo. No meu pensamento, um município em estiagem, que está precisando de carro-pipa, onde o pessoal está pedindo cestas básicas, vai se gastar dinheiro com festa? Agora, a culpa é só do gestor? Só sobra para ele, mas o povo fica pedindo festa. É impressionante. Eu tô dizendo isso porque eu rodo bastante. A gente anuncia um recurso para a saúde, aparece só uma palma. Quando se anuncia recursos para festas, todo mundo pula e grita de alegria”, falou o deputado.
De acordo com o parlamentar, esso é uma questão cultural. Porém, ele defende que os políticos precisam ter coragem de eleger prioridades, mesmo que uma medida necessária seja impopular.
“Isso [de querer festas] é uma questão cultural, é da Roma Antiga, mas quem é gestor, quem é político, tem que assumir o ônus e o bônus do cargo que ocupa”, finalizou o parlamentar.
Veja a fala de Henrique Pires: