.jpg)
A concessão de títulos honoríficos de cidadania teresinense continua sendo uma das pautas mais comuns na Câmara Municipal de Teresina. Menos de três meses depois da abertura oficial do ano legislativo de 2025, ocorrida no dia 4 de fevereiro, já foram apresentadas 28 propostas de concessão de títulos de cidadania.
O vereador novato Eduardo Draga Alana (PSD) é o campeão até agora em proposição de títulos. Já foram quatro em três meses de atividade. Curiosamente, um dos títulos propostos por ele foi para o vereador Fernando Lima (PDT), que em fevereiro anunciou apoio a Draga Alana para deputado estadual nas eleições de 2026.

Aparecem em seguida na relação de parlamentares com mais títulos propostos os vereadores James Guerra (Avante) e Fernando Lima (PDT), ambos com três títulos de cidadania propostos até agora. Inácio Carvalho (PT), Samuel Alencar (União), Bruno Vilarinho (PRD) e Zé Filho (PSD) apresentaram, cada um, duas proposições de títulos.
O título honorífico de cidadania é uma adoção oficial à pessoa que não é natural do município. A concessão se dá por meio de decretos legislativos propostos pelos parlamentares. Conforme a Lei Orgânica do Município, o critério é que o agraciado tenha relevantes serviços prestados à cidade.
Dos 29 vereadores no exercício dos mandatos na Câmara de Teresina, 11 não apresentaram nenhuma proposta de concessão de título de cidadania até agora.
Reportagem publicada pelo DitoIsto em janeiro deste ano mostrou que na legislatura passada os vereadores da capital propuseram quase 300 títulos de cidadania.
Para colocar freio
A quantidade de títulos de cidadania poderia ter sido ainda maior se a Câmara não tivesse estipulado, há alguns anos, um limite para as concessões. Conforme o regimento da casa, cada vereador só pode apresentar seis proposições de títulos de cidadania por ano. A regra foi definida justamente para evitar uma enxurrada de concessões de títulos - muitos deles sem critério - como vinha acontecendo.
Como já apresentou quatro, o vereador Eduardo Draga Alana só pode apresentar mais duas proposições deste tipo em 2025.