Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Em quase 200 anos, só 17 mulheres foram eleitas deputadas estaduais no Piauí

Quando contadas convocações de suplentes ou efetivações ao longo das legislaturas, número de deputadas estaduais mulheres na história do Piauí sobe para 25.

Palácio Petrônio Portella, sede do Poder Legislativo do Piauí (Divulgação/Alepi)

A Assembleia Legislativa do Piauí foi instalada no 4 de maio de 1835, em Oeiras, capital da Província. Na época da instalação, tinha a denominação de Assembleia Legislativa Provincial, que substituiu o antigo Conselho de Governo, criado 10 anos antes.

Ao longo desses quase 200 anos, a Assembleia Legislativa do Piauí teve poucas representantes femininas. Apenas 17 mulheres foram eleitas para o cargo de deputada estadual. Outras até assumiram os mandatos como suplentes em exercício ou foram efetivadas no decorrer das legislaturas. Contudo, eleitas, de fato, foram apenas 17 em quase dois séculos.

Importante ressaltar que as mulheres conquistaram o direito ao voto e a serem votadas para cargos políticos no Brasil somente em fevereiro de 1932, quase 100 anos depois da criação da Assembleia Legislativa. Mesmo assim, já se vão 93 anos da conquista do voto feminino, tempo suficiente para que mais mulheres fossem eleitas, o que não ocorreu.

Cabem numa foto: todas as mulheres eleitas deputadas estaduais no Piauí (Arte/DitoIsto)

Além das 17 mulheres eleitas, outras oito passaram pela Alepi como suplentes no exercício do mandato ou efetivadas. Com mais essas oito, o total de mulheres que exerceram mandatos de deputada estadual no Piauí chega a 25.

PIONEIRA

A primeira mulher eleita deputada estadual no Piauí foi Josefina Ferreira da Costa, em 1970. Filiada à Aliança Renovadora Nacional (Arena), ela teve 6.335 votos e se elegeu com a força política do marido Raimundo Vaz da Costa Neto, que havia sido deputado estadual. Na época, Josefina fez história e, além da primeira deputada do Piauí, foi a segunda deputada estadual do Brasil.

Ela exerceu apenas um mandato e, a pedido do marido, deixou a política. Hoje com 96 anos, Josefina mora em São João do Piauí, no centro-sul do Estado.

Josefina Ferreira da Costa, a primeira deputada do Piauí (Foto: Blog da Baú)

Depois de Josefina finalizar o mandato, passaram-se 24 anos até que outras mulheres fossem eleitas para a Assembleia Legislativa do Piauí. Nesse intervalo, foram seis legislaturas sem nenhuma mulher na Alepi. Somente nas eleições de 1998, mais duas chegaram ao parlamento estadual: Francisca Trindade (PT) e Margarida Bona (PDT). Naquela legislatura, foi convocada a assumir o mandato a suplente Maria José Leão (PFL).

Nas eleições de 2002, mais duas mulheres foram eleitas: Maria José Leão, que já tinha sido suplente na legislatura anterior, e Flora Izabel (PT). Marilene Aguiar (PSDB), irmã do cantor Frank Aguiar, chegou a assumir o mandato na condição de suplente convocada.

Nas eleições de 2006, Flora Izabel foi reeleita e mais duas mulheres foram eleitas: Lílian Martins (PSB) e Ana Paula (MDB).

2010: A MAIOR BANCADA

Foi nas eleições de 2010 que o Piauí elegeu a maior bancada de deputadas estaduais. Foram sete mulheres, sendo duas reeleitas e cinco novatas. Naquele ano, além da reeleição de Lílian Martins e Ana Paula, chegaram ao parlamento estadual as deputadas Juliana Moraes Souza (PMDB), Belê Medeiros (PSB), Rejane Dias (PT), Liziê Coelho (PTB) e Margarete Coelho (PP).

No meio da legislatura, em 2012, a suplente Amparo Paes Landim (PSDB) foi efetivada no mandato após a posse do então deputado Firmino Filho na prefeitura de Teresina. Ainda naquela legislatura, seriam convocadas as suplentes Flora Izabel (PT), Elza Bucar (PDT) e Nize Rêgo (PSB), sendo as duas últimas para rápida passagem.

Rejane e Margarete foram eleitas para a Alepi pela primeira vez em 2010. Anos depois, se elegeram deputadas federais

Em 2014 foram quatro mulheres eleitas, sendo uma delas estreante. Além de Juliana Moraes Souza, Liziê e Flora Izabel, chegou à Alepi a deputada Janaínna Marques (PTB).

ELEIÇÕES DE 2018

Nas eleições de 2018, quatro mulheres foram eleitas, sendo duas delas reeleitas e outras duas novatas. Flora Izabel (PT) e Janaínna Marques (PTB) renovaram os mandatos, enquanto Lucy Soares (Progressistas) e Teresa Britto (PV) chegaram ao cargo pela primeira vez.

Naquela legislatura, assumiram os mandatos as suplentes em exercício Elisângela Moura (PC do B) e Jôve Oliveira (PTB), também pela primeira vez. Belê Medeiros e Liziê, que já haviam sido deputadas titulares, tiveram rápida passagem como suplentes.

O PLEITO MAIS RECENTE

Já em 2022, a eleição estadual mais recente, Janaínna Marques foi reeleita, Ana Paula voltou ao parlamento e duas novatas chegaram à Alepi pela primeira vez: Bárbara do Firmino e Gracinha Mão Santa, ambas do Progressistas. A suplente Simone Pereira (MDB) foi efetivada no meio da atual legislatura e Elisângela Moura e Vanessa Tapety (MDB) assumiram na condição de suplente em exercício.

Obs: esta reportagem menciona os partidos aos quais as deputadas estavam filiadas quando foram eleitas pela primeira vez.

Leia também: 
Piauí só teve seis deputadas federais em toda a história

Mais de Política