
Ciente de que a maioria esmagadora do governo de Rafael Fonteles (PT) iria aprovar mais um empréstimo bilionário pedido pelo gestor estadual, o líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual B. Sá (PP), tentou pelo menos emplacar uma emenda ao projeto. A alteração proposta pelo deputado estabelecia que parte do dinheiro do empréstimo fosse usada em obras de infraestrutura hídrica.
“Fica determinado que parte dos recursos obtidos por meio da operação de crédito autorizada por esta lei seja destinada prioritariamente à execução de obras de infraestrutura hídrica nas regiões afetadas pela estiagem e seca no estado do Piauí, visando a segurança hídrica da população”, dizia a emenda de B. Sá.
No texto alternativo apresentado pelo deputado, ele elencou obras que deveriam ser feitas ou concluídas com recursos do empréstimo, como construção de barragens, projetos de integração de bacias, construção de adutoras (listou sete) e implementação de sistemas de irrigação. B. Sá tem cobrado do governo estadual ações concretas contra a seca.

Apesar da tentativa, a base aliada do governador Rafael Fonteles rejeitou nesta terça-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a emenda proposta pela oposição. Os governistas mantiveram o texto enviado pelo Governo. Agora, os pedidos de autorização dos empréstimos seguem para análise de outras comissões da Assembleia.