Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Michel Temer critica aumento no número de deputados federais

Ex-presidente avalia que aumentar quantidade de deputados "não pega bem" e "não é útil".

Michel Temer (Reprodução/Band)

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) criticou na noite deste domingo (11) o aumento no número de deputados federais aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, Temer disse que o aumento “não pega bem”.

“Eu acho que não pega bem isso aí. Não é útil para a compreensão do sistema político nacional. Porque 513 já é um número significativo de representantes populares. Não era preciso fazer isso. Aqui, eu confesso, vai a minha observação crítica”, falou Temer.

O polêmico aumento
Na última terça-feira (6), a Câmara aprovou projeto que eleva de 513 para 531 o número de deputados federais no Brasil. O aumento é uma manobra para tentar evitar que alguns estados percam deputados após o Supremo Tribunal Federal (STF) que o Congresso revise, até 30 de junho deste ano, o número de parlamentares por estado, com base nos dados populacionais atuais, como diz a Constituição.

Desse modo, alguns estados que ganharam população nos últimos anos têm direito a mais representantes e outros sete que ficaram para trás em número de habitantes, como o Piauí e a Paraíba, perderiam deputados. Contudo, para que nenhum estado perca bancada, a maioria dos deputados votou a favor de aumentar o total geral, fazendo que com os estados que têm direito a mais representantes ganhem sem que outros percam.

O projeto, contudo, ainda precisa passar pelo Senado, onde enfrenta resistência.

Mais de Política