
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Severo Eulálio (MDB), assumiu no começo da noite desta sexta-feira (9) o Governo do Piauí. A posse do parlamentar acontece em razão de uma viagem do governador Rafael Fonteles (PT) à China e das férias do vice-governador Themístoclhes Filho (MDB). Como é o segundo na linha sucessória, ele assumiu o comando do estado de forma interina.
Aos 41 anos, Severo Eulálio chega ao Governo do Piauí pouco mais de 23 anos depois do episódio em que seu pai, o então presidente da Assembleia Kléber Eulálio, também chegou ao governo. No dia 9 de novembro de 2001, também numa sexta-feira, Kléber assumiu a gestão estadual devido à vacância do cargo após o então governador Mão Santa e seu vice Osmar Júnior terem sido cassados três dias antes por decisão até então inédita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
.jpg)
Kléber foi governador entre 9 e 18 de novembro de 2001 enquanto um imbróglio judicial se desenrolava sobre quem assumiria definitivamente o Governo do Estado. Em 19 de novembro, a Justiça Eleitoral determinou a posse do segundo colocado Hugo Napoleão (PFL), que havia movido a ação judicial que levou à cassação de Mão Santa. Hugo tinha perdido a eleição de 1998 para Mão Santa por uma diferença de apenas 23 mil votos.
Na época, Severo era um jovem prestes a completar 18 anos. O jornal Folha de S. Paulo registrou, naquela sexta-feira (9) de novembro de 2001, a posse de Kléber Eulálio no Governo do Piauí.

Severo na cadeira
Membro de uma família tradicional da política de Picos, no semiárido do Piauí, Severo Eulálio Neto integra a nova geração de políticos piauienses. Ele estreou na vida pública em 2014, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Desde então, foi reeleito em 2018 e em 2022, sempre com votações expressivas.

Em 2023, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Piauí de forma antecipada para o biênio 2025-2026 e assumiu a presidência em fevereiro deste ano. De fala mansa, avesso à polêmicas e estilo sereno, Severo é visto pela maioria dos seus pares como uma grande promessa da política do Piauí.