
O instituto Paraná Pesquisas divulgou novos dados do levantamento realizado no Piauí entre os dias 24 e 28 de abril. Os primeiros números, referentes à disputa para senador, foram divulgados na sexta-feira (2). Agora, o instituto disponibilizou dados sobre a avaliação do presidente Lula (PT) no Piauí.
Segundo o levantamento, em comparação com pesquisa realizada em janeiro deste ano, Lula registra uma queda na sua aprovação e, ao mesmo tempo, uma desaprovação recorde entre os eleitores piauienses. A pesquisa entrevistou 1.280 eleitores em 48 municípios de todas as regiões do estado.
Avaliação de Lula
Segundo os números, Lula registrou 52,9% de aprovação e 43,6% de desaprovação, sendo que 3,5% preferiram a opção "não sabe/não opina". Destaque que o atual presidente tem uma desaprovação maior entre eleitores do sexo masculino, chegando a 47,3% de avaliação negativa nesse público.
Em comparação aos números registrados pela pesquisa de janeiro do Paraná Pesquisas, Lula teve queda na aprovação. Em janeiro de 2025, Lula tinha 54,8% de aprovação. Em abril, este número caiu para 52,9%. Ao mesmo tempo que a desaprovação passou de 41,8% para 43,6% em abril.
Com pré-candidatos
O levantamento do Paraná Pesquisas avaliou ainda como os eleitores acompanham os nomes colocados como pré-candidatos a disputar a Presidência contra a candidatura natural de Lula em 2026.
Avaliando apenas os cenários de maneira estimulada, isto é, quando os nomes são informados para que o eleitor escolha o de sua preferência, no primeiro deles Lula surge com 45,1% das intenções de votos, contra 26,6% do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Na sequência aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 12,8% e o governador de Goiás Ronaldo Caiado com 4,2%.
No segundo cenário, onde estão apenas Lula e Bolsonaro, o atual presidente aparece com 51,2% e o ex-presidente 33,4%. Num terceiro cenário, com o nome da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, ela apareceria com 33% das intenções de voto dos eleitores do Piauí contra 51,5% de Lula.
Já em um quarto cenário, com Lula e o senador Flávio Bolsonaro, o petista teria 53,1% das intenções de votos e o parlamentar do PL teria 29,5%. Em um quinto cenário, Lula disputaria contra o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os números seriam o seguinte: Lula com 52,2% e Tarcísio com 32,7%.
Por fim um sexto cenário, com Lula saindo de cena e entrando um substituto do PT, que seria o ministro Fernando Haddad, em disputa contra Tarcísio. O resultado seria apertado, com o petista registrando 40,9% e o governador paulista chegando a 38%.