Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

Aprovação do presidente Lula cai no Piauí, aponta Paraná Pesquisas

Levantamento mostra perda de popularidade do presidente entre os piauienses na comparação com pesquisa feita no mês de janeiro.

Presidente Lula (Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

O instituto Paraná Pesquisas divulgou novos dados do levantamento realizado no Piauí entre os dias 24 e 28 de abril. Os primeiros números, referentes à disputa para senador, foram divulgados na sexta-feira (2). Agora, o instituto disponibilizou dados sobre a avaliação do presidente Lula (PT) no Piauí. 

Segundo o levantamento, em comparação com pesquisa realizada em janeiro deste ano, Lula registra uma queda na sua aprovação e, ao mesmo tempo, uma desaprovação recorde entre os eleitores piauienses. A pesquisa entrevistou 1.280 eleitores em 48 municípios de todas as regiões do estado. 

Avaliação de Lula

Segundo os números, Lula registrou 52,9% de aprovação e 43,6% de desaprovação, sendo que 3,5% preferiram a opção "não sabe/não opina". Destaque que o atual presidente tem uma desaprovação maior entre eleitores do sexo masculino, chegando a 47,3% de avaliação negativa nesse público. 

Em comparação aos números registrados pela pesquisa de janeiro do Paraná Pesquisas, Lula teve queda na aprovação. Em janeiro de 2025, Lula tinha 54,8% de aprovação. Em abril, este número caiu para 52,9%. Ao mesmo tempo que a desaprovação passou de 41,8% para 43,6% em abril.  

Com pré-candidatos 

O levantamento do Paraná Pesquisas avaliou ainda como os eleitores acompanham os nomes colocados como pré-candidatos a disputar a Presidência contra a candidatura natural de Lula em 2026. 

Avaliando apenas os cenários de maneira estimulada, isto é, quando os nomes são informados para que o eleitor escolha o de sua preferência, no primeiro deles Lula surge com 45,1% das intenções de votos, contra 26,6% do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Na sequência aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 12,8% e o governador de Goiás Ronaldo Caiado com 4,2%. 

No segundo cenário, onde estão apenas Lula e Bolsonaro, o atual presidente aparece com 51,2% e o ex-presidente 33,4%. Num terceiro cenário, com o nome da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, ela apareceria com 33% das intenções de voto dos eleitores do Piauí contra 51,5% de Lula. 

Já em um quarto cenário, com Lula e o senador Flávio Bolsonaro, o petista teria 53,1% das intenções de votos e o parlamentar do PL teria 29,5%. Em um quinto cenário, Lula disputaria contra o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os números seriam o seguinte: Lula com 52,2% e Tarcísio com 32,7%.  

Por fim um sexto cenário, com Lula saindo de cena e entrando um substituto do PT, que seria o ministro Fernando Haddad, em disputa contra Tarcísio. O resultado seria apertado, com o petista registrando 40,9% e o governador paulista chegando a 38%.  

Mais de Política